quarta-feira, 13 de julho de 2011

Curso em Canoinhas para alunos de projeto apoiado pelo Criança Esperançã

Karatê leva crianças a conhecer novas cidades e culturas

Esporte ensina práticas e valores que preparam os alunos de SC para a vida

Antes de serem consagrados como árbitros, muita gente tenta a sorte na difícil tarefa de ser aprovado como um profissional do karatê. Os coordenadores do Projeto Abrindo o Horizonte para os Jovens Cidadãos, apoiado pelo Criança Esperança em 2011, acreditam que os ensinamentos do esporte vão muito além da arte marcial, pois devem ter o objetivo de preparar as pessoas para a vida, ensinando práticas e valores como companheirismo, educação, saúde, disciplina, respeito e autocontrole.

Com isso em mente, o projeto de Canoinhas, em Santa Catarina, promoveu um curso de arbitragem ministrado pelo professor Ivonei Dambros, árbitro nacional pela Confederação Brasileira de Karatê e árbitro internacional pela Federação Sul Americana. Nas dependências do Canoinhas Tenis Clube, o curso teve a participação de 140 alunos e professores.

Já é de praxe levar as 120 crianças e adolescentes para competições em cidades diferentes, ampliando a cultura e o círculo de amizade dos alunos. “Nossa última viagem foi para Blumenau (SC), uma típica cidade Alemã. Foi interessante ver a diferença de costumes. Esta é uma forma de aprender cultura através das aulas de karatê”, esclarece a aluna Évelin Alves Pereira, de 13 anos.

O coordenador e professor André Simões tem ainda mais planos até o fim do ano: “Temos como objetivo acolher mais de dez mil crianças e adolescentes. O curso sobre arbitragem é de suma importância para os alunos entenderem que numa competição, o maior adversário somos nós mesmos. É preciso estar muito concentrado para buscar executar a técnica do golpe perfeito”, ilustra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário